Oficina: Construindo Projetos de Pesquisa com Inteligência Artificial

Colegas, boa tarde!

Bem-vindos à oficina “Produzindo Projetos de Pesquisa em História com o auxílio da Inteligência artificial.

Aqui, vocês podem acessar o texto das minhas falas, as orientações para o cumprimento das tarefas e alguns resultados da produção de vocês. Por hora, segue apenas o planejamento da oficina.

Até bem breve com novas notícias.


A natureza da oficina

Como o próprio nome indica, trata-se de uma oficina, ou seja de um evento prático, onde cada aluno produzirá os elementos básicos de um anteprojeto de pesquisa individual. Para cumprir este objetivo principal, cada aluno deve ler o texto indicado abaixo e cumprir a avaliação diagnóstica (prova de itens com respostas selecionadas), antes da primeira seção, e cumprir a avaliação finalística (elaboração de um anteprojeto de pesquisa), em até sete dias após a última seção da oficina.

Nas seções presenciais, não será permitida a presença de alunos que negligenciaram as duas avaliações preliminares. Do mesmo modo, não serão certificados os alunos que não se submeterem à avaliação finalística no prazo prescrito acima.

Reitero que se trata de um evento prático. Não há aulas expositivas e todos devem exercitar a produção ou melhoria do seu projeto de pesquisa.

Por fim, é necessário que cada aluno providencie uma conta no Chat GPT, acessando este link.


Plano de Oficina

Título: Construindo Projetos de Pesquisa com Inteligência Artificial

Objetivo: Capacitar alunos de graduação e de pós-graduação a construírem projetos de pesquisa com auxílios de Inteligência Artificial.

Duração: 15 horas (sendo seis horas presenciais e nove horas a distância)

Ministrante: Prof. Itamar Freitas (UFS/CESAD, PPGEAFIN/Uneb)

Público-alvo: Candidatos à seleção no PPGEAFIN da Universidade do Estado da Bahia – Uneb

Vagas: 20

Período: 17, 18 e 19 de maio de 2023

Horário: das 15h às 17h

Promoção: PPPGEAFIN/Uneb

Local: Laboratório de Informática da Uneb, Campus XVI (Irecê)

Calendário e conteúdo:

Seção 1. Quarta-feira, 17/05, das 15h às 17h.

Elaborar questão, hipótese, objetivo geral, objetivos específicos e cronograma com recursos analógicos e recursos de IA.

Seção 2. Quinta-feira, 18/05, das 15h às 17h.

Listar e descrever fontes, métodos de leitura das fontes, categorias-chave para a interpretação dos resultados (da leitura das fontes) com recursos analógicos e recursos de IA.

Seção 3. Sexta-feira, 19/05, das 15h às 17h.

Planejar e executar breve revisão da literatura com recursos analógicos e recursos de IA.

Elaborar redação final do projeto (submeter os itens ao modelo do programa de Pós-graduação) com recursos analógicos e recursos de IA.

Método: os alunos serão estimulados a conhecer e a produzir todos os elementos básicos de um projeto de pesquisa destinado à submissão de cursos de pós-graduação.

Recursos:

Laboratório de Informática da Uneb/Irecê;

Ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Avaliação: Serão certificados os alunos que se submeterem a três avaliações:

Prova de questões de resposta selecionada com base no texto “Do problema à hipótese”, de Laville e Dionne (1999). O acesso à prova será liberada aqui, 48 horas antes da primeira cessão. (Tempo previsto para a realização da prova, entre leitura e preenchimento do formulário: 1h30 minutos). NÃO SERÁ PERMITIDA A PERMANÊNCIA NO CURSO DE ALUNOS MATRICULADOS QUE NÃO SE SUBMETERAM À ESTA AVALIAÇÃO.

Avaliação diagnóstica sobre o estado atual do anteprojeto de pesquisa individual. O acesso à prova será liberado aqui, 24 horas antes da primeira sessão. (Tempo previsto para a realização da prova: 2h30) NÃO SERÁ PERMITIDA A PERMANÊNCIA NO CURSO DE ALUNOS MATRICULADOS QUE NÃO SE SUBMETERAM À ESTA AVALIAÇÃO.

Elaboração e entrega de um anteprojeto de pesquisa, entre 10 e 15 laudas, espaço 1,5, utilizando os conhecimentos, habilidades, valores e regras discutidos e/ou experimentados durante a oficina. O projeto deve ser postado aqui em até sete dias após a última seção da oficina. (Tempo previsto para a realização desta prova: 5h).

Bibliografia básica

FREITAS, Itamar. A transferência de habilidades do saber-fazer históricoResenha Crítica. Aracaju/Crato, 13 abr. 2023.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. Do problema à hipótese. In: A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999. p.85-161.