A Diretora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XVI (UNEB), participou da Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação em Educação do Campo. Pensando no fortalecimento das especializações no Campus XVI e em comemoração ao Dia da Educação a Profa. Dra. Ana Karine anunciou que o Mestrado em Educação do Campo, que é um sonho de muitos, em breve poderá ser materializado, o que propiciará ao Território de Identidade de Irecê maior fortalecimento e destaque no campo da educação superior publica e de qualidade.
No decorrer das falas, a Profa. Dra. Lormina Barreto destacou que este curso no Campus XVI é fruto da “(…) insistência, persistência e resistência,” complementou tomada pela emoção. Salientou que são muitos territórios representados pela UNEB, e por este motivo é preciso ter “(…) compromisso na luta por um contexto resistente e contextualizado.” Ela disse ainda que é necessário “Pensar uma educação do Campo que possa alcançar os sujeitos que estão em suas diversas realidades”. Essa construção do “ser mais” que habita esse território acontece num movimento colaborativo, participativo nos viés da mudança e da inclusão social.
A convite da UNEB, a Profa. Dra. Fabrízia Oliveira Pires Diretora do NTE (NÚCLEO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO) – 01 Irecê, natural de Ibititá, esteve presente no evento. Ela falou acerca da importância da especialização para o território e destacou, “(…) Com a UNEB eu tive o prazer de aprender como professora formadora da REDE UNEB 2000 em Ibititá. (…) O curso era de formação para professores em exercício e eu tive o prazer de aprender com essa casa. (…) É importante que a UNEB reafirme sua implicação com esse fazer do nosso território”.
Em complemento, a Profa. Juliany Mendes (CAR) deixou claro que “(…) não tem concretização de sonho sem luta”. Seguiu contextualizando o ambiente político de 2006 no território, “O ambiente político é feito de pessoas. Em 2006 o debate no território era sobre o orçamento público. Essa discussão ganhou efervescência com o apoio da UNEB Irecê que sempre esteve presente por entender que todo espaço político é lugar de presença e permanência da universidade”. Atentamente os alunos acompanharam a fala da Profa. Juliany que estava carregada de uma satisfação em colaborar como professora da especialização.
A Aula Inaugural ocorreu durante a manhã de quinta-feira (28/04). Tendo como primeira aula o componente Seminário Integrador I, ministrado pelo Prof. Me. Marcio Machado. A mesa de abertura foi coordenada pela Profa. Dra. Maria Dorath Bento Sodré (Coordenadora do Curso de Agroecologia – UNEB Campus XVI) e representante do CAECDT, e composta pelas Professoras Dra. Ana Karine (Diretora do DCHT Campus XVI), Dra. Lormina Barreto Neta (Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação do Campo – UNEB Campus XVI), Dra. Fabízia Oliveira Pires (Diretora do NTE – 01 Irecê), Juliany Mendes (CAR) e os mais de 30 professores da educação básica que foram aprovados nessa especialização.
Assessoria de Comunicação
Jaqson Rosendo dos Santos